terça-feira, 31 de agosto de 2004

Por INÊS NADAIS

Um empregado de limpeza da Tate Britain teve inadvertidamente direito aos seus 15 minutos de fama no final da semana passada, depois de ter deitado ao lixo um saco de plástico com cartão e papel amarrotado que fazia parte da instalação "Recreation of First Public Demonstration of Auto-Destructive Art", uma actualização do original do artista plástico alemão Gustav Metzger (1926) incluída na mostra "Art and the 60s - This Was Tomorrow". "

Mas desde quando um saco de lixo é arte?!?!?!?! Explicam-me? Será que serei retrógada ou isto não tem mesmo jeito nem trambelho? Acho que se compreende bem a acção do empregado, eu cá não guardo o lixo em casa, muito menos o exponho! Mas acho que vou ter de o começar a guardar para depois o vender e ganhar uns milhares. Ao que parece todos os dias ando a deitar arte para o contentor! lol.
O que inventarão eles a seguir? Jazuzzzzzzzz!

domingo, 29 de agosto de 2004

Vai uma adivinha?


quinta-feira, 26 de agosto de 2004

Caricato

Já vos deve ter acontecido receber alguma chamada que não era propriamente para vocês, mas sim para o vosso número de telemóvel. Quer dizer, quando alguém vos liga e afirma veementemente que o número da Ti Jaquina, para o qual sempre ligou, é igual ao vosso. Já vos aconteceu não? A mim é uma coisa parva...

Em dois dias duas confusões!

Primeira: estava eu descansadinha a dormir e ouço o desgraçado do telemóvel a tocar, abro a pestana a custo, pego no gingarelho, vejo o monitor e não reconheço o número...pensei, é melhor atender, pode ser algo importante. Mais valia não ter atendido, a pessoa do outro lado disse assim: "ólhe, quandé quê posse deixar aí o carro prá mudá as velas e o óle?" Eu ainda meio a dormir, julguei que estava a ouvir mal e disse, o quê? O homem repetiu e eu vi logo que era engano e disse-lho. Mas este só se preocupava com o carro e agora o que iria fazer, que precisa de ir trabalhar e sei lá o que mais. Ainda me perguntou duas ou três vezes se eu tinha mesmo a certeza que não falava de uma oficina! Jazuz! Será que a minha cama é um macaco hidraúlico e eu não sei? :) O que é certo é que esse senhor ainda me ligou uma série de vezes nesse dia... Seria linha cruzada ou engano mesmo no número? Humm..

Segunda: E novamente de manhã, não tenho mesmo sorte. Eram aí umas 10h, ainda estava a repousar, toca o telemóvel, não reconheci novamente o número, olhei bem para ver se não era o fulano do dia anterior, quando me certifiquei atendi. Tive vontade de chorar a rir. O senhor perguntou-me: "Podia chamar o seu marido? Precisava de falar com ele por causa de um assunto." Mais uma vez fiquei com cara de tacho, se antes era mecânica agora até me casavam... Bem, expliquei ao senhor que nem sequer era casada, que era engano. Ainda me disse: "Mas este foi o número que me deram do Carlos, só pode ser aí!".

Pronto, ficou provado que eu é que alucino, as pessoas ligam para os sitios certos. Será que eu sou como a Britney Spears que bebe uns canecos e casa-se sem se lembrar? E fiquei também a saber que costumo mudar velas e óleo de carro! Tenho toda uma vida que desconheço, cada chamada enganada é mais uma peça do puzzle! lol.

segunda-feira, 23 de agosto de 2004

Re-roubado? Ou pura incompetência?

O famoso quadro “O Grito” de Edvard Munch foi novamente roubado! Desta vez a versão eleita foi a exposta no Museu Munch em Oslo, na Noruega.
A versão roubada em Fevereiro de 1994 é a que se encontra na Galeria Nacional de Oslo. A mesma foi recuperada 3 meses depois e a segurança reforçada.
Parece que a palavra “segurança” não é muito aplicada no Museu Munch, já que, não foi precisa muita arte, para que uns ladrões surrupiassem dois dos mais conhecidos quadros de Edvard Munch, era só escolher! Estavam ali tão à mão, só presos com uns arames à parede! Bastava um esticão et voilá! “Já temos “O Grito” e a “Madonna”!

Como é possível que num museu destes, supostamente com segurança até ao autoclismo dos wc’s, só tenham sido precisos dois homens para efectuar um roubo destes? E explicam-me como é que a polícia leva 15 minutos a aparecer? (O cinto das calças deve ter ficado preso numa porta ou assim) Uma patética vergonha...
Agora a Interpol está em campo, os aeroportos e os postos fronteiriços estão alerta, mas e que tal terem-se precavido antes?

domingo, 22 de agosto de 2004

Chihuahua, o “cão de bolso” ?



Chihuahua, o cão mais pequeno do mundo, ganhou o seu apelido, "cão de bolso", após Xavier Cugat (maestro cubano) aparecer em público ostentando um exemplar, da raça, no bolso do seu fato. (Sabiam esta?) Os anos passam mas o Chihuahua não se livra desta etiqueta. Existem até pessoas que procuram cães excepcionalmente pequenos, mais ainda que os próprios padrões da raça.
Será um cão assim tão "pequeno"?
Por detrás do seu aspecto frágil está um animal muito resistente a doenças e de fácil alimentação, podendo viver até aos 18 anos de idade. O Chihuahua é extremamente inteligente, dócil e brincalhão, o que faz dele uma excelente companhia para o quotidiano. A salientar, ainda, a sua infindável fidelidade e o seu grande amor pelo dono, um Chihuahua adulto dificilmente conseguirá viver afastado deste.
Não obstante a sua modesta estatura, não se deixa amedrontar por cães maiores e é óptimo guarda, latindo sem parar quanto sente perigo.
(Não pensem que porque treme está com medo, pode ser só disfarce! :) Nunca o viram praticar kung-fu kao? (piadinha...))
O Chihuahua é sem dúvida um pequeno grande cão! Afável e valente, não corresponde nada à pobre ideia que fazem dele, com aquele apelido ridículo!
Bite them all Chi! :)

Possui algumas qualidades que seria bom que os humanos apresentassem mais vezes...

sexta-feira, 20 de agosto de 2004

A hora da despedida

O mês de Agosto significa o regresso dos emigrantes à sua terra natal. Para mim quer dizer que o meu tio nos vem visitar, um momento único já que só o vemos, no máximo, duas vezes por ano...
A chegada é sempre efusiva, revê as irmãs, o irmão, o pai, os sobrinhos, os primos e... acima de tudo... o filho.
A partida traz a lembrança de que os momentos aqui passados são passageiros, que há uma outra vida que se faz, diariamente, a quase 2000kms daqui... mas afinal o que é ser-se emigrante?
A maioria das pessoas que vai viver para outros países fá-lo em busca de uma vida melhor, de superiores condições financeiras. Mas...e o preço a pagar por isso? Será assim tão compensador o que se obtém lá fora?
É quando o meu tio me pergunta coisas sobre os estudos e assim que me apercebo bem de que ele está ausente... de que desconhece o percurso dos que cá estão... de que as nossas vidas lhe passam um pouco ao lado.
O seu filho cresce e ele pouca acompanha... não está a pagar um preço muito elevado? Há coisas que não se recuperam mais... e a família é o mais importante que temos! Ouço-o falar em arranjar algo que lhe possibilite vir cá mais vezes... torço para que isso se concretize...
Ser-se emigrante tem muito mais que se lhe diga, para além da arrogância daqueles que, polidamente, chamam: "Jean Pierre vient ici! Jean vient ici!" e, depois de muito insistir, decidem-se pelo bom: "Anda cá filho da p***!!" Destes há ao pontapé. Que pretendem eles mostrar? Que ser emigrante é algum feito extraordinário? Ou que sabem falar francês?
Eu só desejo que o meu tio volte ao velho portugal...

quinta-feira, 19 de agosto de 2004

"Eliminados e Humilhados
Por JORGE MIGUEL MATIAS

Alguns dos futuros e actuais craques do futebol português deixaram ontem os Jogos Olímpicos depois de serem derrotados por 4-2 pela Costa Rica. Numa partida que não podiam perder, os jogadores portugueses efectuaram nova exibição ridícula e despediram-se de forma vergonhosa do torneio, deixando uma imagem paupérrima do futebol luso, ainda pontuada com uns quantos tiques de vedetismo materializados em agressões gratuitas a adversários e a uma chuva de cartões amarelos e vermelhos.
Em apenas três jogos contra opositores sem praticamente nenhum historial no futebol internacional (Iraque, Marrocos e Costa Rica) a selecção olímpica de Portugal foi capaz de somar duas derrotas, nove golos sofridos, três expulsões, 12 cartões amarelos, para além de três exibições sem ponta de garra e qualidade. Mau de mais para ser verdade e para justificar as esperanças que inicialmente existiam na conquista de uma medalha, um dos objectivos da selecção treinada por José Romão à partida para Atenas. "


in jornal o Público

Ainda bem que somos bons senão...
Com esta tão boa exibição acho que merecemos sem dúvida a medalha de pechisbeque! Valha-me! Foi este o país que foi à final do Euro? Anda-se a dormir à sombra da bananeira? Ou estavam à espera que as outras equipas fossem tão idiotas que enfiassem a bola na sua própria baliza?
Se não sabem fazer valer o que ganham vão mas é lavar tachos que é bem útil...

quarta-feira, 18 de agosto de 2004

"Tudo se vive imediatamente pela primeira vez sem preparação. Como se um actor entrasse em cena sem nunca ter ensaiado. Mas o que vale a vida se o primeiro ensaio da vida já é a própria vida? É o que faz com que a vida pareça sempre um esquisso. Mas nem mesmo «esquisso» é a palavra certa, porque um esquisso é sempre um esboço de alguma coisa, a preparação de um quadro, enquanto que o esquisso que a nossa vida é, não é esquisso de nada, é um esboço sem quadro."

"A Insustentável Leveza do Ser", Milan Kundera


segunda-feira, 16 de agosto de 2004

Bacorada da semana

"Arranja-me ácido sulfúrico para desinfectar as mãos!"

E ainda acrescentou: "O ácido sulfúrico é o melhor para o efeito."

Como diria uma amiga minha, tem tanto efeito como pegar numa tesoura e cortá-las! lol.

Oh santa ignorância... não seria melhor um tradicional sabonete azul e branco?


sábado, 14 de agosto de 2004

Tragam uma prancha, o hipopótamo está a postos!

Para quem pensava que estes animais preferiam lugares pacatos para dar umas braçadas, é vê-los surfar e boiar nas ondas do Gabão, no parque de Loango. Uma visão realmente espantosa! :) Existe até a Lagoa dos "Hipopótamos surfistas", onde também se podem ver búfalos a apanhar uns belos banhos de sol.

Só mesmo na National Geographic descubro estas pequenas surpresas. :)


sexta-feira, 13 de agosto de 2004

El Puerto de Santa María - um destino aprazível

Apetrechou-se a mota a rigor e zzutt! Rumámos a uns belos dias de férias pelas quentes estradas alentejanas e andaluzas. Ao chegar ao destino o rabito estava dormente e as pernitas bamboleantes, tinhamos calcorreado 750kms, mas no ar sentia-se o doce aroma do descanso, das aguardadas férias...estávamos em puerto de santa maría... :)

Descarregámos bagagem e montámos acampamento no camping las dunas de san antón, frente a uma belissíma praia. Que saudades que eu tinha de acampar por ali. O parque é excelente e recomendo vivamente, tem muitas sombras, bem como boas e asseadas instalações, incluindo piscina, bar e supermercado.

Ali assentámos âncora durante 10 dias. A praia tinha uma água tão tépida que lá ficava a pastelar com o meu pai até fartar, até ter os dedinhos engelhados como os de uma velhinha. Depois, um refrescante banho de água doce e lá iamos para a cidade dar umas garfadas. À tarde recolhiamo-nos do calor, faziamos uma jogatana no camping e, quiçá, uma soneca. :)

A noite em Puerto de Santa María é deveras animada, pode-se ver pessoas a jantar à 1h da manhã e os restaurantes são mesmo apetecíveis, uns grelhados saborosos, peixes deliciosos e uns enchidos de dar água na boca...humm... Para quem não olhar à bolsa recomendo o "Rincón del Jamón", "Meson El Asador", "El Romerijo", entre outros. Para gastar um pouco menos nada melhor do que o "La Mezquita", onde se comem umas puntillitas (lulas pequenas) divinais, e o "Los 100 montaditos", onde servem umas baguetes pequenas com ingredientes típicos da zona.

Para rematar a refeição nada como um bom gelado "Soler", uma passeata pela feira local e fazer uma trançinha no cabelo. :)

Como bons bons motards, a noite termina no "Harley's" a beber um copito e a conversar. O regresso faz-se quando o sono ditar, o "apartamento" lá espera no camping. :)



El Puerto é uma cidade pacata e agradável, com uma grande vida nocturna, um ambiente turístico quase familiar e pessoas afáveis. É culturalmente
interessante e paisagisticamente bonita. Vários motivos para querer voltar ano após ano.

Aborrecidas estas férias não? :) Tinha lá ficado mais 10 dias...

Até pro ano!

P.S: Peripécia engraçada: um furo no pneu que fez com que andássemos 3 na mesma mota às tantas da madrugada. Certamente muitos se riram ao ver-nos passar...eu ri!